Evolução Fetal

Estágios de Crescimento

Desenvolvimento Fetal: Estágios de Crescimento

Quando começa a gravidez?
O início da gravidez é, na verdade, o primeiro dia do seu último período menstrual. Isso é chamado de idade gestacional ou idade menstrual. É cerca de duas semanas antes de a concepção realmente ocorrer. Embora possa parecer estranho, a data do primeiro dia da sua última menstruação será uma data importante para determinar a data do parto do seu bebé.

Como funciona a concepção?
A cada mês, o seu corpo passa por um ciclo reprodutivo que pode terminar de duas maneiras. Ou terá um período menstrual ou ficará grávida. Este ciclo acontece continuamente durante os seus anos reprodutivos – da puberdade  à menopausa – por volta dos 50 anos.

Num ciclo que termina com a gravidez, existem várias etapas. Primeiro, um grupo de óvulos (chamados oócitos) preparam-se para deixar o ovário para a ovulação (liberação do óvulo). Os óvulos desenvolvem-se em pequenos cistos cheios de líquido chamados folículos. Pense nestes folículos como pequenos recipientes para cada ovo imaturo. Fora deste grupo de ovos, um tornar-se-á maduro e continuará durante o ciclo. Este folículo então suprime todos os outros folículos do grupo. Os outros folículos param de crescer neste ponto.

O folículo maduro agora abre-se e liberta o óvulo do ovário. Isto é a ovulação. A ovulação geralmente ocorre cerca de duas semanas antes do início do próximo período menstrual. Geralmente está no meio do seu ciclo.

Após a ovulação, o folículo aberto (rompido)  desenvolve-se numa estrutura chamada corpo lúteo, que secreta as hormonas progesterona e estrogênio. A progesterona ajuda a preparar o endométrio (revestimento do útero). Este forro é o local onde o ovo fertilizado se estabelece para se desenvolver. Se não engravidar durante um ciclo, este forro é o que é eliminado durante o período.

Em média, a fertilização acontece cerca de duas semanas após o seu último período menstrual. Quando o espermatozóide penetra no óvulo, ocorrem mudanças no revestimento de proteína do óvulo para evitar que outros espermatozoides entrem.

No momento da fertilização, a composição genética do seu bebé está completa, incluindo o seu sexo. O sexo do seu bebé depende do espermatozoide que fertiliza o óvulo no momento da concepção. As mulheres têm uma combinação genética de XX e os homens têm XY. Como mãe, você fornece a cada óvulo um X. Cada esperma pode ser um X ou um Y. Se o óvulo fertilizado e o espermatozóide forem uma combinação de X e Y, é um menino. Se houver dois Xs, é uma menina.

O que acontece logo após a concepção?
Dentro de 24 horas após a fertilização, o ovo começa a dividir-se rapidamente em várias células. Permanece na trompa de Falópio cerca de três dias após a concepção. Em seguida, o óvulo fertilizado (agora chamado de blastócito) continua dividir-se enquanto passa lentamente pela trompa de Falópio até o útero. Uma vez lá, a sua próxima tarefa é fizar-se ao endométrio. Isto é chamado de implantação.

Antes da implantação, porém, o blastócito desprende-se da sua cobertura protectora. Quando o blastócito entra em contato com o endométrio, os dois trocam hormonas para ajudar o blastócito  fixar-se.  Neste ponto, o endométrio fica mais espesso e o colo do útero (a abertura entre o útero e o canal do parto) é selado por um tampão de muco.

Em três semanas, as células de blastócitos acabam por formar uma pequena bola, ou um embrião. Por esta altura, as primeiras células nervosas do bebé já se formaram.

Quando posso saber que estou grávida?
Desde o momento da concepção, a hormona gonadotrofina coriônica humana (hCG) estará presente no seu sangue. Esta hormona é criada pelas células que formam a placenta, e é a hormona que é detectada num teste de gravidez. Normalmente leva  três a quatro semanas desde o primeiro dia de sua última menstruação para que o hCG aumente o suficiente para ser detectado por testes de gravidez.

 

N

Primeiro Trimestre

O primeiro trimestre vai da concepção às 12 semanas. Geralmente são os primeiros três meses de gravidez. Durante este trimestre, o seu bebé mudará de um pequeno grupo de células para um feto que está a começar a ter características de bebé.

N

Segundo Trimestre

Essa fase intermediária da gravidez é frequentemente considerada a melhor parte da experiência. Por esta altura, os enjoos matinais provavelmente já passaram e o desconforto do início da gravidez desapareceu. O bebé começará a desenvolver características faciais durante este mês. Você também pode começar a sentir movimentos quando o bebé se vira no útero. Durante este trimestre, muitas pessoas descobrem o sexo do bebé, por volta das 20 semanas.

N

Terceiro Trimestre

Esta é a parte final da sua gravidez. Você pode tentar iniciar a contagem decrescente até à data do parto e esperar que chegue mais cedo, mas cada semana deste estágio final de desenvolvimento ajuda seu bebé a preparar-se para o parto. Ao longo do terceiro trimestre, o seu bebé ganhará peso rapidamente, adicionando gordura corporal que o ajudará após o nascimento.

 


Sessão de Revelação do Sexo do bebé

Das 8 às 37 semanas, temos um pacote exclusivo de 5D que atenderá às suas necessidades.

Temos o orgulho de fornecer a revelação de sexo a partir das 14 semanas de gestação.

Nao espere mais tempo para fazer já a sua marcação!!

Oferecemos-lhe 5 minutos de video grátis


 

 

Partilhar em